Satanás é o ‘Deus desse mundo’? — Gary DeMar

Jadson Targino
7 min readJul 8, 2020
Fallen Angel

Como assim, ‘deus desse mundo’?

Os cristãos poderão usar todos os tipos de desculpas para se manterem fora dos debates religiosos-morais-culturais de hoje. Uma das desculpas mais diabólicas é afirmar que Satanás é o deus legítimo deste mundo. Isso se traduz em acreditar que este mundo é demoníaco. Vamos ver o que a Bíblia realmente diz a respeito desse assunto.

Satanás é uma criatura. Como todas as criaturas, ele tem certas limitações. Mesmo sob a Antiga Aliança (a de Moisés), Satanás teve que receber permissão de Deus antes que ele pudesse agir (Jó 1: 6–12; 2: 1–7). As limitações de Satanás foram multiplicadas desde a crucificação, ressurreição e ascensão de Jesus. A Bíblia nos mostra que, se “resistirmos ao diabo, ele fugirá” de nós (Tiago 4: 7). O único poder que Satanás tem sobre o cristão é o poder que damos a ele e o poder que Deus concede a Ele (2 Cor. 12: 7–12). As escrituras nos dizem que Satanás foi derrotado, desarmado e saqueado (Colossenses 2:15; Ap. 12: 7; Mc 3:27). Ele “caiu” (Lc 10:18) e foi “derrubado” (Ap. 12: 9). Ele foi “esmagado” aos pés dos primeiros cristãos e, implicitamente, aos pés de todos os cristãos ao longo dos tempos (Rm. 16:20). Ele perdeu a “autoridade” sobre os cristãos (Colossenses 1:13). Ele foi “julgado” (Jo 16:11). Ele não pode “tocar” um cristão (1 João 5:18). Suas obras foram destruídas (1 Jo 3: 8). Ele não tem “nada” (Jo 14:30). Ele deve “fugir” quando “resistirem” (Tg 4: 7). Ele é “amarrado” (Mc 3:27; Lc 11:20).

Finalmente, as portas do inferno “não prevalecerão” contra a igreja que avança no Senhor Jesus Cristo (Mt. 16:18). [1] Certamente Satanás está vivo, mas ele não está literalmente no planeta Terra.

Então, o que Paulo quer dizer quando descreve Satanás como “o deus deste mundo”, para ser mais exato, “desta era”? (2 Cor. 4: 4). Considerando as diferentes opiniões, algumas pessoas afirmam que este versículo ensina que Satanás tem todo o poder e autoridade nesta dispensação e no local do planeta Terra. Assim, Deus é o Deus do céu e da era vindoura, mas Satanás é o deus deste mundo e da atual era do mal. Essa visão dualista do universo pode fazer parte da filosofia grega, mas não tem lugar na teologia bíblica.

Embora seja verdade que o diabo é considerado o deus desta era, [2] sabemos que Deus é “o Rei das eras” (1 Tm 1:17). Paulo está simplesmente afirmando que Satanás é o deus escolhido por aqueles que negam Jesus como herdeiro legítimo de Deus de todos os reinos (Mt 22: 1–14). Estes são os verdadeiros anticristos (2 Jo 2: 7; 1 Jo 2:18, 22). Jesus está na posse de “toda autoridade”, no céu e na terra (Mt 28: 18–20). Além disso, sabemos que o poder de Satanás não aumentou desde os dias de Jó. Ele ainda é uma criatura que pede permissão. Isto é especialmente verdade sob a melhor e nova aliança inaugurada por Jesus Cristo. Como os versículos acima esclarecem, Satanás é uma criatura de segunda classe que foi expulsa e julgada: “O príncipe deste mundo será expulso” (João 12:31); “O príncipe deste mundo foi julgado” (16:11).

O que, então, o apóstolo quer dizer quando descreve Satanás como “o deus desta era”?

Primeiro, nunca devemos permitir que uma passagem determine nossa compreensão de uma doutrina específica. As Escrituras devem ser comparadas às Escrituras. Não há contradições nela. Portanto, não podemos ter a Bíblia ensinando sobre o único Deus verdadeiro: “Eu sou o Senhor, e não há outro; além de mim não há Deus ”(Isaías 45: 5) e depois [a mesma bíblia] fazer de Satanás um deus rival. Paulo deve ter outra coisa em mente. Não podemos dizer que Satanás foi julgado e expulso, algo que não acontece aos deuses, e ainda mantemos que ele é o deus deste mundo semelhante ao modo como Jeová é Deus deste mundo. Paulo está fazendo uma observação teológica. Por exemplo, Jesus diz aos fariseus que o diabo é seu pai (João 8:44). Sabemos que Satanás não é o pai biológico deles. Em vez disso, ele é seu pai espiritual, na medida em que rejeitaram seu verdadeiro Pai e Seu Filho, Jesus Cristo.

Biologicamente, esses judeus, com certeza, são filhos de Abraão; mas espiritual e moralmente — e esse era o problema — eles são filhos do diabo. [3]

Primeiro, Jesus está descrevendo o diabo como alguém que dá à luz um modo de enxergar o mundo, um modo de enxergar o mundo que inclui mentiras e assassinato. Nesse sentido, Satanás é o pai espiritual dos impios. Do mesmo modo, Satanás é um deus para aqueles que se apegam à glória de Moisés, “o ministério da morte” (2 Cor. 3: 7). Esta é a era sobre a qual ele é um deus, uma era que “não tem glória por causa da glória que a supera” (v. 10).

Segundo, o diabo é escolhido como deus pelos “que estão perecendo”, e ele deve cegá-los antes que eles o sigam: “O deus deste mundo cegou as mentes dos incrédulos, para que não vissem a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus” (2 Cor. 4: 4). Esta passagem ensina que os incrédulos são enganados a acreditar que “a antiga aliança” onde o “véu permanece inalterado” é o caminho para a vida (v. 14). Satanás é o deus do “ministério da morte”. O “deus desta era” os mantém em cativeiro, “mas sempre que um homem se volta para o Senhor, o véu é retirado” (v. 16). A liberdade do ministério da morte só vem onde o Espírito do Senhor está: “Agora o Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, há liberdade ”(v. 17). Mas Satanás cegou os olhos dos incrédulos, para que eles não pudessem ver o véu levantado. Eles ainda estão confiando nas sombras da Antiga Aliança.

Terceiro, como os ídolos em geral, o diabo não é “por natureza” um deus (Gálatas 4: 8; cf. Dt. 32:17; Sl 96: 5; Is 44: 9–20; 1 Cor. 8: 4; 10:20). Em Filipeses 3:19, Paulo nos diz que aqueles que são “inimigos da cruz de Cristo” adoram ‘seu ventre’: “Porque há muitos por aí, dos quais eu muitas vezes te disse, e agora digo até chorando, que são inimigos da cruz de Cristo, cujo fim é a destruição, cujo ventre é o deus deles, e cuja glória está na vergonha deles, que colocam suas mentes nas coisas terrenas”. O ventre não é um deus por si mesmo, mas pode ser escolhido como um deus.

Quarto, a única maneira de Satanás se passar por deus é primeiro cegar suas vítimas.

Lembre-se de que Jesus descreveu o diabo como “mentiroso e pai da mentira” (João 8:44). Embora Satanás se disfarce de deus, isso não faz dele um deus.

Satanás deseja, ainda que em vão, estabelecer-se como Deus, e os pecadores, ao se rebelar contra o Deus verdadeiro, se sujeitam àquele que é o autor de sua rebelião. Os que não nasceram de novo servem a Satanás como se ele fosse o Deus deles. Contudo, eles não escapam do domínio do único Deus verdadeiro. Pelo contrário, eles se submetem ao Seu justo julgamento; pois Satanás é uma criatura e não um Deus a ser servido (cf. Rm 1:18, 25). Assim como existe uma no mundo e toda alternativa pretendida é um falso não evangelho, também existe apenas um Deus do universo e todas as outras “divindades” a quem os homens adoram e servem são falsos deuses que na verdade deuses sequer são[4]

Quando todas as evidências estão disponíveis, aprendemos que Satanás é o deus de uma era que estava passando. “Esta era” e “este mundo” são usados ​​”em um sentido moral”, denotando “o domínio incorreto da desobediência, e não o campo abrangente e total da criação”, representando “a vida do homem distante de Deus e desligada dele”. Impulsos errados, um mundo “separado de Deus quanto ao comportamento”. [5] Chamar Satanás de “deus desta era” é mais uma reflexão sobre a condição dessa era do que o status real do diabo. Crisóstomo comenta que “as Escrituras frequentemente usam o termo deus, não no que diz respeito à dignidade designada, mas na fraqueza dos que a sujeitam; como quando ele chama mamom de senhor e ventre de deus; mas a barriga não se torna, portanto, um deus nem mamom, um senhor, com exceção, apenas, daqueles que se curvam a eles” [6]

Quando a igreja faz de Satanás o “deus desta era”, caiu num dos planos do diabo — dando a ele muito mais crédito e poder do que ele merece. Ele está bastante satisfeito em ter alguém acreditando em uma de suas mentiras.

Como Lutero disse:

Se nos quisessem devorar, Demônios não contados

Não nos podiam assustar, Nem somos derrotados

O grande acusador, Dos servos do Senhor

Já condenado está, Vencido cairá

Por uma só palavra![7].

Referências Bibliográficas:

[1] The material on Satan was taken from Jay E. Adams, The Christian Counselor’s Manual (Grand Rapids, MI: Baker Book House, 1973), 126–27.[↩]

[2] The Greek word in this passage is “age” (Gr. aion“).[↩]

[3] William Hendriksen, Exposition of the Gospel According to John,, 2 vols. (Grand Rapids, MI: Baker Book House, 1953–54), 2:60.[↩]

[4] Philip E. Hughes, Commentary on the Second Epistle of the Corinthians, The New International Commentary on the New Testament Grand Rapids, MI: Eerdmans, 1962, 127.[↩]

[5] Greg L. Bahnsen, “The Person, Work, and Present Status of Satan,” The Journal of Christian Reconstruction, Symposium on Satanism, ed. Gary North, 1:2 (Winter, 1974), 22.[↩]

[6] Quoted in Hughes, Commentary on the Second Epistle of the Corinthians, 128

[7] Tradução da Harpa Cristã. Hino de nº 581.

Sobre o autor:

O dr. Gary DeMar é um escritor estadunidense, palestrante e também presidente da organização sem fins lucrativos American Vision. Membro da Midway Presbyterian Church, é um proponente reformado do reconstrucionismo famoso no Brasil pelo seu livro “Quem controla as escolas controla o mundo” (Edit. Monergismo) e também por seu excelente livro “Ruler of Nations”.

Retirado de: https://americanvision.org/6612/is-satan-the-god-of-this-world/?__cf_chl_jschl_tk__=621f95b1aefa077b5e5ec2dac55c1e52b167e45b-1594184727-0-AYTtZR7mhZp7j4ByySd0J1YmmN9kYa-Xq82jXTYbEdxfPcZg5iGueCnvtD32lhgmEnaRHOh7_AL8ce6IubVbamCbkxArk05U4TErkwgEpvLL4Oy8Ei2pNdiubFXZ_PiTMj60ioR9P6Anl6P96jEjbGiQREVlbpw6IXpisMP5WfuqzDWjti5DR_RQTBDE44iVbQbScQwI0NThklGbA5MfCJIqzIh66STVyW6L1IPN_CCwk7GzTgn6PhdLz16e5awYJXI4zweyPHj920fiIdx-_boZT6eqhKcAS7hlgZ5PcDNBjs5b3ydLFLcnXx_1n4nJXuyrRfrNrrgwn8yIXjLIZliJxfLYEm_BRZbc6JSaH-DAfAtOBzs7Ynr2KHK7g0DRTA. Acesso em 08/07/2020. Todos os direitos reservados.

Tradução: por Jadson Targino

08/07/2020.

--

--

Jadson Targino

Seminarista pelo CETAD/PB (seminário da Assembleia de Deus na Paraíba), tradutor e graduando em Ciências da Religião pela UFPB.