Confessionalidade Reformada e Regeneração Batismal:

Filipe Leal escreveu um excelente artigo sobre regeneração batismal na tradição reformada, que você pode conferir aqui. Gostaria de complementar a postagem dele com algumas citações. Serão enumeradas abaixo:

“Há muitas coisas que se poderia dizer sobre a doutrina anglicana dos sacramentos; do batismo em particular — e como administrado às crianças mais particularmente. Mas o único ponto que tenho espaço para destacar neste post do blog é o seguinte: a frase “esta criança foi regenerada” [do LOC] fica cabível dentro da tradição Reformada convencional do século XVI. A seguinte seleção de citações dos escritos catequéticos, litúrgicos, confessionais e outros reformados deve ilustrar amplamente o ponto:

A forma da Igreja de Estrasburgo para o batismo infantil (1537):

“Deus Todo-Poderoso, Pai Celestial, damos-lhe louvor e graças eternos, por ter concedido e concedido a esta criança sua comunhão, por ter nascido de novo para si através do seu santo batismo, por ter sido incorporado ao seu amado Filho, nosso único Salvador, e agora é seu filho e herdeiro. ”

Catecismo de João Calvino da Igreja de Genebra (1545), p. 328, 338:

“É certo que tanto o perdão dos pecados quanto a novidade de vida nos são oferecidos no batismo e recebidos por nós.” […] “A força e, por assim dizer, a substância do batismo são comuns às crianças.”

O Grande Catecismo Emden (1551), p. 238, 239:

“[Cristo] imputa a eles [bebês] pela graça sua fé e obediência.” […] “Se, de fato, eles são contados como fiéis no julgamento de Deus, por meio de Cristo … então devem ser batizados como fiéis, para que o ofício da Igreja lhes mostre o testemunho de que são membros de Cristo. Senhor.”

Heinrich Bullinger :

“É certo que os bebês [batizados] são participantes da purificação e remissão de pecados por meio de Cristo. Portanto, os bebês são contados e contados pelo próprio Senhor entre os fiéis; de modo que o batismo lhes é devido, tanto quanto é devido aos fiéis. Pois pela imputação de Deus, os bebês são fiéis. ”

A Confissão Belga (1561), Artigo 34:

“Cristo realmente derramou seu sangue não menos para lavar os filhinhos dos crentes quanto para os adultos. Portanto, eles devem receber o sinal e o sacramento do que Cristo fez por eles. ”

Caspar Olevianus (1536–87) — co-autor do Catecismo de Heidelberg:

“Quando um bebê é batizado em nome de Jesus Cristo, os pais devem ter a certeza de que, assim como a água limpa seu corpo, o Pai, por meio do Espírito Santo, selar a comunhão de seu coração com o corpo e sangue de Cristo e, por meio dessa comunhão, o duplo benefício da aliança — o perdão dos pecados e o começo da justiça e santidade. ”

O Catecismo de Heidelberg (1563), Q. 74 :

“[Os bebês], assim como seus pais, pertencem à aliança e igreja de Deus, e a redenção do pecado e o Espírito Santo, que opera a fé, são através do sangue de Cristo prometido a eles não menos que a seus pais.”

Theodore Beza:

“Não duvidamos de que os filhos dos crentes sejam santificados no ventre de sua mãe. No batismo, somos tão regenerados pelo poder do que nos é representado — que o pecado original não nos é imputado à condenação.”

A forma reformada holandesa para o batismo infantil (1619):

“Tu perdoaste a nós e nossos filhos todos os nossos pecados … e nos recebeu por meio do Teu Espírito Santo como membros do Teu Filho unigênito, e assim nos adotou para ser Seus filhos.”

Finalmente, o Catecismo Maior de Westminster (1648), Q. 177:

“O batismo deve ser administrado apenas uma vez, com água, para ser um sinal e selo de nossa regeneração e enxertia em Cristo, e isso mesmo para bebês”.

Em suma, a linguagem contra a qual podemos instintivamente recuar hoje era comum nas igrejas reformadas do século XVI, entre aqueles que certamente afirmavam justificação somente pela fé. Vamos procurar entender melhor nossa herança reformada! Talvez nós apenas não compreendemos o entendimento reformado e pactual do sacramento do batismo, tanto quanto pensamos que entendemos.”[1].

João Calvino:

Institutas 4.15.3: Mas a este respeito temos de saber que em qualquer tempo em que formos batizados, somos lavados e purificados de uma vez para toda a vida.

Institutas 4.15.4: O pecador recebe remissão pelo ministério da Igreja; com efeito, não sem a pregação do evangelho. Mas, que pregação é essa? Que somos lavados de nossos pecados pelo sangue de Cristo. Mas, qual é o sinal e testemunho dessa lavagem, senão o batismo?

Institutas 3.3.13: “foi removida a culpa no sacramento pelo qual os fiéis são regenerados” (citando e concordando com Agostinho)

E é por isso que no Batismo realmente recebemos o perdão dos pecados, somos lavados e purificados com o sangue de nosso Senhor Jesus Cristo, somos renovados pela operação de seu Espírito Santo. E como? Um pouco de água tem esse poder quando é lançado sobre a cabeça de uma criança? Não. Mas porque é a vontade de nosso Senhor Jesus Cristo que a água seja um sinal visível de seu sangue e do Espírito Santo. Portanto, o batismo tem esse poder e tudo o que é exposto aos olhos é imediatamente realizado com muita ação” (Sermons on Deuteronomy, p. 1244).

Girolamo Zanchi:

“Quando o ministro batiza, eu pondero e creio […] que Cristo, como se com sua própria mão enviada do céu, polvilhe meu filho com seu próprio sangue para a remissão de pecados, através das mãos do ministro, que vejo borrifando a cabeça da criança com água”. (Miscellanies).

“[…] os filhos dos fieis [pais] recebem o Espírito Santo, o Espírito de regeneração, o Espírito de fé e caridade, bem como a remissão de pecados e o direito à vida eterna, pois se tornam membros do corpo de Cristo. […] Não é verdade que, porque não podem crer devido ao defeito de sua idade, são destituídos do Espírito de fé, por meio do qual são regenerados. Assim como não se segue, porque ainda não podem usar a razão, eles não têm mente e razão” (Comentário sobre Efésios, p. 298).

Zacharias Ursinus:

Segundo, elas não são excluídas do batismo, e delas pertencem a remissão dos pecados e a regeneração. Esse benefício pertence aos infantes da Igreja; para redimi-los do pecado e pelo sangue de Jesus e o Espírito Santo, autor da fé, é prometido a eles não menos que os adultos” (Comentário na pergunta 74 do Catecismo de Heidelberg).

Pedro Martir Vermigli:

“Não devemos de nenhuma maneira desprezar o sacramento do batismo, já que aqueles que se descuidam dele não recebem a regeneração” (Common Places).

Livro de Oração Comum:

“Pelo Batismo, nascemos espiritualmente, passamos a pertencer à Comunidade dos Fiéis e somos feitos para sempre filhos de Deus e discípulos de Cristo[2]. Graças te damos pela água do Batismo; por ela somos sepultados com Cristo na Sua morte, participamos da Sua ressurreição e renascemos no Espírito Santo. Assim, obedientes à ordem de teu Filho, trazemos à Sua comunidade os que vêm a Ele com fé, para os batizar. Santifica esta Água (+) pelo poder do teu Espírito Santo, a fim de que os que nela forem batizados sejam purificados e renascidos em Cristo, recebam a remissão de pecados e continuem para sempre na vida ressurreta de Jesus Cristo, nosso Salvador, ao qual, contigo e o Espírito Santo, seja toda a honra e glória, agora e eternamente[3]”.

“O sinal e o selo (a água e a Palavra) estão inseparavelmente ligados a própria realidade [purificação e regeneração] (Tt 3:5)… Ele realmente unirá os crentes a Si mesmo através da obra do Espírito Santo… No batismo somos identificados com Cristo e nos unimos a ele”[4].

Livro de Homílias da Igreja Anglicana:

“…Tanto que os bebês, sendo batizados e morrendo na infância, são por esse sacrifício lavados de seus pecados, trazidos a favor de Deus, e se tornam seus filhos e herdeiros do Reino dos Céus” (Da Salvação de Toda a Humanidade, I. III)

Referências Bibliográficas:

[1] Confira: http://churchsociety.org/blog/entry/formulary_friday_this_child_is_regenerate/. Artigo escrito pelo Dr. Tom Woolford.

[2] Rito do Santo Batismo.

[3] Ibid.

[4] Dr. Michael Horton, As doutrinas da maravilhosa Graça, Edit. Cultura Cristã, p. 212–215.

Seminarista pelo CETAD/PB (seminário da Assembleia de Deus na Paraíba), tradutor e graduando em Ciências da Religião pela UFPB.

Seminarista pelo CETAD/PB (seminário da Assembleia de Deus na Paraíba), tradutor e graduando em Ciências da Religião pela UFPB.